Cangume - Projetos e atividades

Apicultura

A criação de abelhas para a produção de mel começou em 2004, com 20 caixas e equipamentos fornecidos pelo Itesp, que também dá assistência técnica. Divididas em 2 grupos, 7 famílias se dedicam a essa atividade. Atualmente há 32 caixas produzindo para consumo interno e principalmente para comercialização e conseqüente geração de renda. Em duas colheitas realizadas em 2006 foram conseguidos 200 kg de mel. Mesmo com o apoio do Itesp, conseguir mercado para a produção ainda é um grande problema.

Horta comunitária

Em setembro de 2006 foi iniciada a horta comunitária, onde são cultivados alface, couve e cenoura. O Itesp forneceu as telas e sementes. Destinada para o consumo interno, a produção é realizada em mutirão por todas as famílias, em duas áreas somando 2.800 metros quadrados.

Piscicultura

Em 2005 foi construído um tanque de 1.400 metros quadrados, com apoio da prefeitura de Itaóca, para a criação de tilápia. As matrizes foram conseguidas com vizinhos. Os peixes são pescados e consumidos por todas as famílias da comunidade.