Cangume - Cultura tradicional

Mesada dos Anjos

É feita no mês de junho, no final da colheita. Quando iniciam a preparação do terreno para a roça as pessoas fazem a promessa de oferecerem a mesada para os anjos protegerem o plantio e a colheita. Durante o período de cultivo e colheita engordam porcos e frangos. Depois de feita a colheita, em agradecimento, preparam uma mesa com uma diversidade de pratos feitos com os animais, produtos da roça e de horta e oferecem para as crianças da comunidade, menores de 12 anos. Depois que as crianças estão satisfeitas e se serviram dos doces, bolos e balas que compõem a sobremesa, os adultos são autorizados a se servirem.

Festa junina

Realizada em um dia escolhido a cada ano no mês de junho, geralmente na noite de um sábado. É promovida pela associação e pela escola. No início da noite, no centro comunitário, é dançada a quadrilha, principalmente pelos jovens, vestidos com roupas caipiras. Comidas e bebidas como pipoca, pastel, bolo de fubá e quentão são feitos com a colaboração de toda a comunidade, em uma casa próxima do salão para serem vendidos na festa. Uma grande fogueira é acendida na frente do salão para iniciar a festa. Após a quadrilha começa o forró, que se estende noite a dentro.

Artesanato

Com taquara de lixa é feita a peneira, que tem malha mais aberta, utilizada tradicionalmente para abanar e escolher feijão. A apá é feita do mesmo material e formato da peneira, mas tem a malha mais fechada, utilizada para abanar o arroz após a colheita e depois que é socado no pilão, outro utensílio tradicional feito de madeira bem resistente. Também com a mesma taquara são feitos cestos, utilizados para transporter milho da roça em cavalos. Com a taboa e com peri (planta semelhante à taboa) são feitas esteiras, utilizadas para dormir.