Porto Velho - Projetos e atividades

Apicultura

Tem como objetivo principal aumentar a geração de renda. Com financiamento da Igreja Católica e do Itesp foram conseguidas as primeiras caixas e equipamentos e a produção foi iniciada em 2003. Aos poucos outras caixas foram sendo fornecidas ou compradas pela associação. Em 2006 a quantidade de caixas produzindo chegou a 40 e devem ser colhidos por volta de 1500 quilos. Participam dessa atividade 15 pessoas e 25 são beneficiadas, incluindo os familiares dos apicultores. Outras 26 caixas já foram adquiridas e devem começar a produzir em 2007. A comercialização tem sido feita, em consignação, em estabelecimentos comerciais da região. Conseguir mercado suficiente para a comercialização de toda a produção é um grande desafio nesse momento.

Criação de porcos

Tem como objetivo aumentar o consumo de carne suína dentro da comunidade e gerar renda. Esse projeto foi financiado pela Igreja, sendo a mão de obra da comunidade. Estão envolvidas diretamente 20 pessoas. Considerando seus familiares, serão beneficiadas aproximadamente 50 pessoas. Iniciada em 2006 com uma fêmea e um macho, conta atualmente com 10 cabeças, pois já houve uma reprodução.

Horta

Tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação das famílias e aumentar a fonte de renda. Este projeto, iniciado em 2004, foi financiado pela Igreja em parceria com o Itesp, que dá assistência técnica e a mão de obra é por conta da comunidade. A associação organizou a horta para as mulheres, onde elas trabalham uma vez por semana na limpeza dos canteiros e novo plantio, além dos cuidados diários. Nesse projeto participam 15 pessoas, que beneficia aproximadamente 35 moradores. A comunidade está consumindo uma grande quantidade de verduras, melhorando a segurança alimentar, e pouco mais da metade é comercializada nos bairros vizinhos e na cidade de Itaoca ou utilizada para alimentar os animais.

Fábrica de farinha de mandioca

Esse projeto tem como objetivo aumentar a produção, de forma comunitária, da tradicional farinha de mandioca que hoje é produzida apenas por algumas famílias. Foi conseguido financiamento com a Cáritas Brasileiras para a construção da fábrica, que ainda precisa ser concluída e equipada. Uma área de 7 há foi plantada com mandioca para fornecer matéria prima para a fábrica. Esse projeto tem 20 famílias envolvidas.

Pomar

Tem o objetivo de incentivar as mulheres a trabalhar em grupo, disponibilizar uma maior quantidade de frutas para as pessoas da comunidade e aumentar a fonte de renda e qualidade de vida. Esse projeto foi financiado pela Mitra Diocesana de Registro. Para a execução, a comunidade fez alguns mutirões para o preparo da terra e o plantio das mudas. Quinze pessoas estão envolvidas e aproximadamente 35 serão beneficiadas. Iniciado o plantio em 2006 ainda não está produzindo.

Artesanato

O artesanato de palha de bananeira está sendo apoiado pelo Instituto Socioambiental – ISA, que forneceu os equipamentos e assistência técnica. A associação divulgou a proposta e organizou um grupo de 14 pessoas interessadas. Iniciado em 2006, irá beneficiar aproximadamente 20 pessoas. Foi feita uma oficina sobre a extração da palha e a elaboração de tapetes e bolsas com uso de tear. O grupo está praticando essa técnica. Alguns participantes já estão começando a vender.

Repovoamento do palmito juçara

O objetivo é recuperar as áreas de mata com o semeio da semente do palmito juçara. Este projeto está sendo financiado pelo ISA e para sua execução a comunidade organizou um mutirão pra semear no mato. Nesse projeto participam todas as famílias. O projeto é novo e foi feito apenas um semeio, mas queremos continuar nos próximos anos, até que toda a área de mata esteja recuperada.

Roças comunitárias

Forma tradicional de cultivo de subsistência, geralmente familiar, em Porto Velho é feito de forma comunitária. Para fazer esses plantios, a comunidade organiza mutirões com as 21 famílias. Já temos resultados como alimentos para consumo da comunidade e para tratar dos porcos.

Cultivo de maracujá

Em 2006, a associação, resolveu fazer um teste sobre a viabilidade desse cultivo na comunidade. Comprou com recursos próprios 72 mudas e fez um mutirão para o plantio. Esse projeto envolve todas as famílias. Se conseguirmos uma boa produção com esse pouco de mudas, queremos ampliar o projeto.