Porto Velho - Patrimônio Cultural

Dança de São Gonçalo

É uma crença que vem dos antepassados, que é cultivada até hoje. Essa dança acontece quando uma pessoa faz o pedido para o santo e então marca um dia e convida os mestres, que são quem conduz a dança com toques de violas. A pessoa que faz a promessa, define uma certa quantidade de voltas da dança no salão e, após terminar, costuma-se rezar um terço para oferecer todas essas voltas ao santo.

Reza de terço

A comunidade faz o terço no primeiro domingo do mês e é oferecido ao santo padroeiro da comunidade, que é São Sebastião. A cada dezena rezada são intercalados cânticos religiosos. A reza do terço é conduzida pelo capelão, que é uma ou mais pessoas da comunidade reconhecidas por saber bem a reza. Cada terço tem um “dono” ou festeiro, que é o responsável pela organização do terço. Em algumas ocasiões ele oferece café e lanche além de providenciar fogos de artifício logo após a reza.

Recomendação das almas

Realizada em uma noite da Quaresma. Conduzidos por um “mestre”, os participantes passam por todas as casas de famílias católicas, enquanto tocam matraca e cantam para as almas. Essa devoção só pode ser cantada em uma casa depois que todas as pessoas daquela que ali residem estão dormindo.

Festa de São Sebastião

Acontece no dia 20 de janeiro. A comunidade se organiza para comemorar o dia do santo, que é seu padroeiro. As famílias das comunidades vizinhas também são convidadas para a festa e é pedido uma prenda para arrecadar recursos para a Igreja. Iniciada com uma missa no começo da noite, é seguida por leilão, bingo e forró. Como normalmente as pessoas doam frangos e porcos, é feito leilão de assados. As outras prendas arrecadadas fazem parte do bingo. Também são montadas barracas de doces, salgados e bebidas. O forró vai até o amanhecer do dia seguinte.

Festa de Santa Cruz

Essa festa é feita no dia 3 de maio. É realizada uma procissão, que começa na Santa Cruz existente na comunidade, onde a missa é iniciada, até a igreja, onde a missa é concluída. Em seguida, a festa continua com bingo, leilão, barracas de comidas e bebidas e forró.

Festa do Bom Jesus

Comemora-se no dia 06 de agosto. A comunidade tem como tradição fazer essa festa devido às pessoas serem devotas do Bom Jesus. Também nessa festa são feitos leilão e bingo, tem barracas de comidas e bebidas e forró a noite inteira.