Mandira - Território

Em uma área de 2.880 hectares, são encontrados dois ambientes: um de terra firme, com 1.705 ha coberto em sua maior parte com a Mata Atlântica, que está bastante preservada e outro de mangue, com 1.175 ha.

Com vários rios em uma área montanhosa, há cachoeiras como a do Mandira, um dos atrativos turísticos da comunidade. Com a mata bem preservada cobrindo a maior parte do território, a diversidade da fauna é bastante grande: macacos, tatus, bugio, quati, tamanduá, jacu, jacutinga, jacupema, jacucaca, veado, paca, cotia, cateto, cachorro do mato, jaguacini, lontra, onça, macuco, tucano, periquito, tuim, curió, sanhaço da serra e sanhaço azul, saira, pica-pau, coruja, gralha, maritaca, papagaio, perdiz e uru.

A área do mangue foi transformada na Reserva Extrativista do Mandira em 2002, para regulamentar a extração e engorda de ostras, além de caranguejos e peixes.

A partir da elaboração do Relatório Técnico-Científico, a comunidade foi reconhecida como quilombola. O passo seguinte, do qual não se tem nenhuma definição de prazo pelas autoridades, é fazer a discriminatória do território para assim se iniciar o processo de titulação.