Quilombo Mandira promove a 4º Festa da Ostra

Quilombo Mandira promove a 4º Festa da Ostra

Este ano, o Quilombo Mandira vai comemorar o Dia da Consciência Negra com a 4º Festa da Ostra. Do dia 18 ao dia 20 de novembro, a comunidade receberá visitantes na praça da comunidade, em Cananéia, e mostrar os frutos dealgumas atividades realizadas em seu território quilombola e na Reserva Extrativista do Mandira, como a coleta de ostras, confecção de artesanato e manifestações culturais caiçaras e quilombolas.

A ostra vai ser a base do cardápio: boqueca e farofa de ostra, ostra gratinada e in natura. Além de ser a maior atração da festa, a ostra é também a principal fonte de renda da comunidade. Coletada nos viveiros da reserva extrativista do mandira, ela é comercializada através da Cooperostra (Cooperativa dos Produtores de Ostra de Cananéia), depois de limpa e depurada.

Outra tradição de Mandira que será apresentada na festa é o Terço Cantado. Parte do patrimônio cultural da comunidade, a tradição religiosa foi registrada em um vídeo a ser lançado na abertura da festa, dia 18. Cópias do filme serão vendidas para arrecacadar fundos para a reforma da igreja da comunidade.

No domingo, outras comunidades quilombolas do Vale do Ribeira vão enriquecer a programação cultural da festa: o quilombo Sapatu apresentará a dança tradicional da Nhá Maruca e o Grupo de Capoeira Bernardo Furquim, do Quilombo São Pedro, virá para fazer uma roda e brincar capoeira.

A Festa conta com apoio de vários colaboradores do município de Cananéia, e patrocínio da Fundação ITESP, Abaçai – Cultura e Arte, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Instituto Socioambiental, Yamavale e da Prefeitura Municipal de Cananéia.

Mandira - Quilombo e Reserva Extrativista

O território do quilombo Mandira, ocupado historicamente desde meados do século 19, foi reconhecido pelo Itesp em 2002. Para continuar usando a área de mangue, vizinha ao território quilombola, as famílias de Mandira articularam a transformação da área em uma Reserva Extrativista (RESEX), que teve seu plano de manejo para extração artesanal de ostra, moluscos, caranguejos, peixes e recursos vegetais aprovado em 2010.

Quilombola de Mandira volta do viveiro de engorda da RESEX com sua coleta de ostra

Com a construção dos viveiros de engorda, a comunidade tem estoque para garantir a atividade de comercialização de ostras durante todo o ano, mesmo no período de defeso, entre dezembro e fevereiro, quando a extração de ostras do mangue é proibida. Além da renda, o manejo realizado na RESEX de Mandira promove o repovoamento do estoque de ostras no mangue, fundamental para a preservação do bioma.

Saiba mais sobre a RESEX do Mandira

Programação da Festa:
4ª Festa da Ostra - De 18 a 20/11, em Mandira, CananéiaDia 18/11, Sexta-feira:
18:30 – Abertura oficial da IV Festa da Ostra do Mandira-Comissão Organizadora, autoridades e colaboradores.
19:30 – Apresentação de Fandango
20:30 – Lançamento do vídeo Terço Cantado e os encantos do Mandira
21:00 – Apresentação musical
22:00 – Musica ao vivo com Carlos Henrique

Dia 19/11, Sábado:
11:30 – Abertura e apresentação Cultural
12:30 – Prova do papa ostra – caiçara e turista
13:00 – Apresentação Batucajé
15:30 – Corrida dos 100 metros da ostra no remo
17:00 – Apresentação do grupo de violeiros de Cajati
19:30 – Apresentação musical
20:30 - Apresentação Maculelê
22:00 – Grupo Pé de Mulambo

Dia 20/11, Domingo:
11:00 – Abertura
12:00 – Apresentação do Grupo Nhá Maruca, do Quilombo Sapatu
13:00 – Apresentação Grupo KATERETEC
15:30 – Prova do papa ostra
16:00 - Apresentação de Capoeira do Grupo de Capoeira Bernardo Furquim, do Quilombo São Pedro
16:30 – Apresentação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim Cananéia
18:30 – Apresentação Grupo de Fandango Batido São Gonçalo
23:00 – Encerramento com apresentação Musical

Como Chegar
O acesso a Mandira é feito pela estrada Jacupiranga-Cananéia via balsa, a SP 226. Depois de Pariquera, são 28 km até Itapitangui, onde começa a estrada do Mandira/Ariri. Para chegar até a praça da comunidade, onde vai ser a festa, deve-se seguir mais 11 km. Veja Mapa.