Quilombolas do Vale do Ribeira ministram oficina sobre sementes crioulas no SESC Itaquera em São Paulo

No início de agosto o Sesc Itaquera, em São Paulo, abriu suas portas para receber os quilombolas da comunidade Morro Seco!

Nos dias 03 e 10 de agosto foram realizadas duas oficinas culturais com intuito de divulgar a cultura tradicional dos quilombos do Vale do Ribeira e suas sementes crioulas.

A primeira oficina contou com a presença do Seu Zeca e do Otavio que falaram sobre a importância das roças e das sementes crioulas. Eles trouxeram direto do Vale sementes de arroz, milho e feijão e muitas mudas para explicar um pouco do trabalho diário com a terra, os modos de plantio e as variedades que possuem. Os participantes puderam leva pra casa mudas de mandioca, lichia, banana, poejo, taioba, hortelã, e outras.

A segunda oficina foi dedicada à culinária quilombola e contou com a participação animada de Dona Conceição, Suzana, Porfíria e Bernadete. Durante o encontro elas ensinaram as deliciosas receitas de arroz pilado com palmito, arroz pilado com frango caipira, cuscuz de arroz, salada de mamão e café com melado!

Os encontros foram parte de um programa de divulgação da VI Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, que acontecerá no dia 24 de agosto na Praça da cidade de Eldorado e será aberta ao público.

Imagem: