São Pedro - Projetos e atividades

Cultivo de maracujá

Com financiamento do Pronaf e apoio da Prefeitura e Itesp, foi iniciado em 2005 o plantio de 7 ha de maracujá, envolvendo 5 famílias. Outras 4 cultivam independentemente do projeto. A produção é comercializada.

Piscicultura

Nos anos 1990, algumas famílias tomaram iniciativa de construir tanques para criação de tilápia, bagre, traíra e lambari. Neste ano, com apoio do Itesp resolveram utilizar coletivamente os 6 tanques disponíveis para criação de tilápia, favorecendo toda a comunidade.

Pupunha

Na área da fazenda, recebida pela associação neste ano, estão plantados 7 ha de pupunha. Para cuidar da área, o coordenador dessa atividade convida os moradores, que recebem diárias pelo trabalho. A associação está fazendo o manejo desse palmito, comercializando in natura, em Pariquera-acú.

Banana

Cultivada em áreas familiares, que somam por volta 24 ha, é comercializada para atravessadores.

Artesanato de palha de bananeira

Em 2004 foi organizado um grupo de pessoas interessadas em aprender a fazer artesanato com a palha da bananeira, com apoio e assistência técnica inicialmente do Itesp e posteriormente do ISA. Por volta de 20 pessoas, divididas em dois grupos (jovens e adultos) estão se dedicando a essa atividade. Algumas pessoas que já dominam a técnica de tecer com a palha, são instrutores dos novos interessados. São feitas bolsas e tapetes principalmente.