Feira de troca de sementes reúne comunidades quilombolas do Vale do Ribeira

Notícia publicada na página eletrônica do Instituto Socioambiental, em 14 de agosto de 2013.

Nesta segunda-feira, os organizadores da feira de troca de sementes dos quilombos do Vale do Ribeira acertaram os detalhes finais para a realização da sexta edição e do seminário, cujo tema será “As mulheres quilombolas e as roças tradicionais”. Será nos dias 23 e 24 de agosto, em Eldorado (SP)

O Sistema Agrícola Quilombola, composto por suas roças tradicionais e quintais, tem garantido a segurança alimentar das comunidades do Vale do Ribeira ao longo de seus 300 anos de existência. A Feira de Sementes foi criada justamente para manter a discussão sobre as roças e permitir o intercâmbio e o resgaste de sementes entre os agricultores quilombolas. É também um movimento político que tem servido para cobrar do Estado uma solução para um dos graves problemas que afetam as roças: a exigência de licenciamento ambiental.

A roça tradicional, além de garantir alimentos, é elemento chave da cultura quilombola e sistema eficaz de uso sustentável do solo e da biodiversidade. Por uma série de razões internas e externas às comunidades o sistema de roça tradicional sofre pressão e vem declinando, pondo em risco a segurança alimentar, a cultura e a biodiversidade.

O GT da Roça, grupo de trabalho que organiza a feira, conta com a participação da equipe do Programa-Vale do Ribeira, do ISA, do Itesp, da Secretaria de Cultura de Eldorado, de representantes da Prefeitura de Iporanga, do CEPCE e representantes das comunidades quilombolas de Bombas, Nhunguara, São Pedro, Galvão, Ivaporunduva, Sapatu, Pedro Cubas, Pedro Cubas de Cima e Abobral. A reunião, realizada na segunda-feira, aconteceu na sede do ISA, em Eldorado.

A sexta edição da feira contará com a participação de 25 quilombos dos municípios de Eldorado, Iporanga, Itaoca, Iguape, Barra do Turvo, Registro e Cananéia, e também são esperados representantes das aldeias indígenas da região e agricultores familiares.

O seminário "As mulheres Quilombolas e as Roças Tradicionais" traz à discussão o papel da mulher quilombola na produção agrícola e preparo dos alimentos e na organização social e na luta por seus direitos. Serão discutidas questões ligadas à substituição dos produtos tradicionais por produtos industrializados. Durante o evento, será lançado o livro do Inventário Cultural de Quilombos do Vale do Ribeira, com os resultados do projeto “Inventário de Referências Culturais de Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira – SP”.

Programação

Seminário "As mulheres quilombolas e as roças tradicionais"

Data: 23 de agosto, das 9h às 18h

Local: Salão Paroquial- Praça Nossa Sra. da Guia – Eldorado (SP)

Mesa 1- Organização Social, luta pela terra e pela roça. Lideranças Quilombolas, Pesquisadores e Instituições Parceiras.

Mesa 2- Roça, Alimentação e Biodiversidade-Lideranças Quilombolas, Pesquisadores e Técnicos do Governo.

Mesa 3- Lançamento do livro Inventário Cultural de Quilombos do Vale do Ribeira- Lideranças Quilombolas e ISA.

VI Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais dos Quilombos do Vale do Ribeira

Data: 24 de agosto, das 8h às 13h

12h-14h - Almoço Comunitário com produtos tradicionais - R$ 15,00 ( Salão Paroquial)
Local: Praça Nossa Senhora da Guia- Eldorado-SP.

Imagem: