Mandira - Projetos e atividades

Reserva Extrativista

Financiado pelo Projeto Demonstrativo Tipo A, do Ministério do Meio Ambiente, tem como objetivo estruturar a Reserva Extrativista do Mandira: elaboração e implementação do Plano de Utilização (extração de ostra, marisco, mexilhão e caranguejo); cursos de capacitação em gestão para jovens da comunidade; formação e fortalecimento de grupos de trabalho: ecoturismo, costura, artesanato, ostra e apicultura. Está em execução há mais de um ano, em parceria com a Fundação Florestal, Instituto de Terras do Estado de São Paulo e Ibama.

São envolvidos e beneficiados pelo projeto todos os moradores da comunidade e também de sítios próximos. Após os três anos de duração do projeto, é esperado que a comunidade consiga dar continuidade às atividades com seus próprios recursos visando a geração de renda e conservação da natureza.

Cooperostra

A Cooperativa dos Produtores de Ostra de Cananéia foi formada por pessoas da Comunidade Mandira, outras comunidades de Cananéia e Itapitangui. Comercializa as ostras produzidas na Resex, através de um plano de manejo estabelecido pelo Conselho Deliberativo da Reserva, gerando renda e garantindo a sustentabilidade ambiental. As ostras produzidas pelos cooperados são depuradas e embaladas para ser comercializada em Cananéia, Santos e São Paulo.

Artesanato

Um grupo de 10 mulheres da comunidade faz bijuterias (brincos, pulseiras, colares) com sementes nativas. Também são feitos cestos, vassouras, aparador de panelas e enfeites para geladeira com cipó timbopeva e imbé. São vendidos na própria comunidade e em feiras de artesanato.
Confecção
Um grupo de 4 mulheres confecciona bolsas, camisetas, almofadas, bonecas de pano, chaveiros, macacão de apicultura e estampa camisetas com serigrafia. Seus produtos são comercializados na própria comunidade e em feiras, além de aceitarem encomendas de encontros, congressos, etc.

Ecoturismo

A comunidade tem vários atrativos turísticos, como a área de engorda de ostras no mangue, Cachoeira do Mandira, Casa de Pedra (ruína de um antigo moinho de arroz), Igreja de Santo Antonio, Tráfico de Farinha (casa de preparação de farinha de mandioca com equipamento tradicional), comida caseira com produtos locais, além da narração da história da comunidade. Conta com um grupo de três monitores ambientais e outros estão sendo preparados. Recebem grupos de estudantes e turistas em geral.

Mutirões

Foram realizadas algumas atividades com recursos da comunidade, entre elas mutirões para construção da sede da associação e escritório. Com objetivo de estruturar a comunidade e desenvolver atividades geradoras de renda, nos organizamos através de reuniões e muita força de vontade dos moradores. Tendo uma grande influência dos laços familiares, todos os moradores participam das atividades e assim obtemos bons resultados no desenvolvimento de atividades sociais e culturais.