Cangume

A estrada Itaoca-Cangume, que dá acesso à comunidade, começa no Bairro do Henrique, no município de Itaoca – SP e tem uma extensão de 8 km.

O Cangume trata-se de uma comunidade de remanescentes de quilombo, hoje com 39 famílias, totalizando 200 pessoas. A partir de 1997, com a intervenção da prefeitura local, as famílias passaram a ter acesso à saúde, reduzindo consideravelmente o índice de mortalidade infantil. Esse acesso se deu principalmente com a implantação do transporte escolar, que favorece também os moradores em geral, possibilitando a ida à Itaoca para tratamento. A implantação do telefone público possibilita a chamada de socorro ao posto de saúde em caso de urgência.

A escola instalada na comunidade oferecia apenas o ensino de 1ª. a 4ª. séries até 2005, quando foi implantada também a educação infantil, para crianças de 4 a 6 anos. Para a continuidade do estudo, de 5ª. a 8ª. séries do ensino fundamental e ensino médio, os adolescentes e jovens precisam se deslocar para o bairro Pavão, a 10 km da comunidade. Para esse deslocamento, contam com o transportes escolar, oferecido pela prefeitura de Itaoca, 4 vezes por dia. Para os jovens e adultos que não tiveram oportunidade de freqüentar a escola, há um Núcleo de Alfabetização.